Dia da Consciência Negra!

“BRASIL, mostra a tua cara!” (Cazuza)…

“Mais de 850 municípios em todo o país comemoram neste sábado (20) o Dia Nacional da Consciência Negra, segundo a Secretaria Especial de Políticas de Promoção e Igualdade Racial (Seppir), ligada à Presidência da República. Muitos celebram a data com festividades. Outros já adotaram feriado ou ponto facultativo. Alguns têm projeto de lei em andamento ou aguardam decisão judicial.

Segundo a Seppir, a adesão ao feriado ou instituição de ponto facultativo no Dia da Consciência Negra é decisão legal de cada município e deve ser verificada junto às instituições locais.

A data é uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, morto em 20 de novembro de 1695. Zumbi foi um dos principais símbolos de resistência à escravidão.”  G1, em São Paulo.

Há muito o que se discutir ainda sobre a data, pois há divergência de opiniões em todas as camadas sociais, sobre o real sentido que lhe é dado. Até porque, não há a tal igualdade racial que alguns querem fazer crer e há neste país, um racismo velado.

A Second Island, também promove discussões, debates, exposições e shows, relembrando à data, nem tão festiva assim. Foi uma semana inteira dedicada ao tema, com atrações diárias e muita agitação. Trouxe para vocês, algumas das muitas imagens do evento e aproveito para louvar a bela iniciativa e participação de todos os envolvidos na organização e e eventos em geral! APLAUSOSSSSSSS!

 

Os eventos acontecem na Padaria Second Life, onde estive num ótimo bate-papo com Bogobil Gloom, que esteve no local a procura de informações à respeito. Um ambiente muito bem reproduzido, que nos fez lembrar os reais encontros de amigos, em tantas padarias deste nosso país.    

 

Exposição de fotos “QUILOMBOLAS- tradições e Cultura da Resistencia”

Realização: Andre Cypriano (http://www.andrecypriano.com/)

 

 Exposição – Orixás da Bahia para o Mundo, num belo trabalho realizado com avatares do SL, porTayga Steampunk!

 

Hoje, todos estão convidados a participar do encerramento. Não perca!:

 

No mais, ficam as palavras do líder negro Martin Luther King, que faz parte do meu perfil, neste Blog:

“Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira. O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos. Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.”

Tenham todos um belo dia!

Postado em Sem categoria

Um comentário sobre “Dia da Consciência Negra!

  1. nOSsaaaaaa morro de saudades!! parabems seu blog linda!! da arrepio pensar e olhar essas imagems. beijocas tudo de bom pra vc

Obrigada por sua visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s